Raiobrasil Engenharia

Blog sobre para-raios – Raio Brasil

Tudo Sobre Para-raios, artigos, dúvidas, dicas, mitos e verdades.

Estouro misterioso acorda cariocas na madrugada

Um barulho ouvido em diversas partes da cidade do Rio agitou as redes sociais logo cedo, na madrugada desta segunda-feira. Por volta das 4h, moradores da Zona Sul, da Zona Norte e do Centro já discutiam no Facebook e no Twitter sobre o que teria acontecido — explosão e trovão eram os chutes mais recorrentes. Há relatos até de que gente em São Gonçalo e Petrópolis ouviu o tal estouro. O Alerta Rio, no entanto, não soube precisar exatamente o que aconteceu. Segundo o órgão, o responsável mais provável foi um raio.

E não foram poucos os raios que caíram nesse horário. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), no período das 00h às 14h de segunda-feira, foram registrados 28 raios nuvem-solo (aqueles que atingem o solo e podem causar mortes) na cidade do Rio, sendo que o horário com maior incidência foi das 02h20 às 04h40min — exatamente aquele em que o barulhão acordou as pessoas. Além disso, ainda aconteceram outros 61 raios intra-nuvens (os que não atingem o solo e ficam nas nuvens, são os clarões) na cidade. A maior incidência desses foi entre 04h40 e 07h.

 “Que explosão foi aquela de madrugada, gente? Pensei que o mundo ia acabar”, disse uma usuária. Outro perguntou: “Mano, quem ouviu aquele trovão que mais parecia uma explosão de madrugada?”. “Eu vi esse raio cair quase em frente à minha casa… No bairro do Estácio… Primeiro um clarão sinistro e depois um barulho mais sinistro ainda..”, jurou um rapaz. “Desculpem, pessoal. Fui eu. Ontem comi caldo de ervilha e muita pizza de ovo… Prometo maneirar”, brincou outro, menos preocupado com a discussão.

Essa não é a primeira vez que um barulho misterioso atrapalha o sono dos cariocas no ano. No dia 8 de setembro, um ruído forte e contínuo foi ouvido em partes do Leblon, Gávea e Copacabana. Na Tijuca, no mesmo horário, houve relatos de um clarão iluminando o céu. Ninguém conseguiu identificar a origem do problema, e o mistério continuou. Entre ufólogos, houve até a suspeita de que tenha sido um Ovni (objeto voador não identificado) que explodiu. Mas, segundo o Alerta Rio, os raios, novamente, seriam os principais suspeitos de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *